Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Estação Aeroporto continua longe da meta de 6 mil passageiros/hora

Redação Vilas Magazine - Em 04/07/2019

ESTAÇÃO AEROPORTO: Escala do movimento é pré-condição para construir a Estação Lauro de Freitas
 
O “metrô Salvador-Lauro de Freitas” completou em junho cinco anos de inaugurado sem ter ainda passado do Aeroporto. De acordo com o governo, a estação mais próxima da cidade já é a terceira com maior número de embarques diários, atrás das estações Lapa e Pirajá. Rodoviária, Acesso Norte, Mussurunga e Imbuí têm menos embarques que a estação Aeroporto.
 
Números da CCR Metrô Bahia, concessionária do sistema, mostram um aumento progressivo do movimento no Aeroporto nos horários das 7h às 8h e das 17h às 18h. Pela manhã, o volume máximo dos últimos seis meses foi registrado em junho, com 4.343 embarques. À tarde, também em junho, o recorde é de 4.122.
 
Apesar do desempenho, a estação ainda está longe de registrar seis mil passageiros por hora-pico durante seis meses – pré-condição contratual para se pensar na construção da estação Lauro de Freitas, prevista para o Km 3,5 da antiga Estrada do Coco, avenida Santos Dumont, onde está em edificação o Parque Shopping Bahia.
 
A média de embarques no último semestre ficou em 3.997 pela manhã e 3.697 à tarde. No conjunto das 20 estações, 370 mil passageiros são embarcados todos os dias, o que coloca a Bahia no terceiro lugar em viagens sobre trilhos no Brasil.
 
 
O sistema metroviário passou a ser gerido pelo governo da Bahia em 2013, sendo inaugurado um ano depois. Desde 11 de junho de 2014, o modal já transportou mais de 200 milhões de passageiros. De lá pra cá, o metrô se tornou uma referência internacional e uma realidade que mudou a vida dos baianos. No total, mais de 700 mil viagens foram realizadas e mais de 8,5 milhões de quilômetros percorridos – o que corresponde a 214 voltas ao planeta.
 
Dos sete quilômetros iniciais de 2014, o metrô conta atualmente com duas linhas, 33 quilômetros, 20 estações e oito terminais de integração com ônibus, sendo sete deles administrados pela própria CCR Metrô Bahia, que tem a concessão para operar o sistema por um período de 30 anos.
 
A frota de 40 trens tem capacidade de transportar mil passageiros por viagem. Atualmente, 35 composições estão em operação nos horários de pico. Nos dias úteis são ofertados, aproximadamente, 984 mil lugares em dia útil, número que equivale a mais de um terço da população de Salvador.
 
A capital baiana é uma das três cidades brasileiras a ter um metrô ligando o Centro ao Aeroporto numa viagem de cerca de 40 minutos. A integração também pode ser feita entre as diferentes regiões da cidade diretamente com o Aeroporto Internacional de Salvador. A concessionária oferece o serviço de shuttle gratuito aos clientes para o trajeto Metrô – Aeroporto – Metrô.
 
EXPANSÃO
A partir do segundo semestre deste ano o metrô inicia a expansão em direção a Cajazeiras. O tramo Pirajá-Águas Claras/Cajazeiras acrescentará cinco quilômetros e duas estações (Campinas e Águas Claras/Cajazeiras) ao sistema, com integração à futura Estação Rodoviária, o que deve estimular um novo polo gerador de empregos naquela região.
 
Além disso, o governador Rui Costa (PT) anunciou estudos da Expansão Sul, para o metrô chegar até a Barra. Para o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito, os estudos para ampliação certificam ainda mais a excelência do sistema. “Os estudos demonstram o fluxo naquela região de grande densidade demográfica”, diz – “é uma região que já é um polo econômico consolidado e que com a ampliação do metrô ganharia um modal de excelência e alta capacidade”.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web