Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Unicef traz para Lauro de Freitas projeto de testagem de HIV em jovens

Redação Vilas Magazine - Em 01/09/2019

Equipe de voluntários do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem em Manaus: acolhimento, espontaneidade e leveza para atender os pares
 
Iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para todo o Brasil, o Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem visa estimular jovens e adolescentes na faixa etária de 15 a 24 anos a se informar sobre prevenção e autocuidados de saúde, por meio da realização de testes rápidos de HIV.
 
A estratégia inclui o acolhimento, espontaneidade e leveza de jovens voluntários do projeto. Já a ação, prevista para acontecer em Lauro de Freitas, foi implementada pelo GAPA Bahia e pela UNAIDS. Em Lauro de Freitas recebe o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
 
Javier Angonda, consultor do Unicef, explica que o projeto se estrutura a partir de mobilizações, comunicação e da realização de intervenções na unidade móvel de saúde, onde são oferecidos os testes gratuitos de fluído oral anti-HIV, além da distribuição de insumos de prevenção.
 
“Os testes são realizados extramuros, entre pares, por agentes jovens de prevenção capacitados”, disse Angonda, chamando atenção para a necessidade de realizar o exame. “Esta é a chave para o diagnóstico precoce, uma importante ferramenta de prevenção combinada, que propicia o início imediato do tratamento e, no longo prazo, a qualidade de vida para as pessoas que vivem com vírus”, alertou.
 
Para Franklin Silva, coordenador do programa municipal IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, a parceria é mais uma ação destinada a reforçar o enfrentamento do HIV/Aids no munícipio, tendo esta faixa etária como público prioritário. “O diferencial é que as testagens e aconselhamento serão executados por jovens especialmente capacitados para atuar no projeto”, explica – “muitas vezes, o jovem não se sente à vontade de procurar uma unidade de saúde tradicional, onde a interlocução será, desde o início, com um profissional de saúde”.
 
Silva destaca que o primeiro contato do jovem é com alguém de idade próxima à dele, “especialmente capacitado para fazer essa abordagem e orientá-lo, encaminhando ao serviço de saúde, quando for o caso”.
 
Em Lauro de Freitas, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realiza o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites em ações itinerantes e na própria unidade localizada na Av. Renato Cunha. De acordo com Silva, o sistema de saúde de Lauro de Freitas tratava, até julho, 784 pessoas soropositivas para HIV. Estima-se que mais pessoas convivam com o vírus na cidade, como em todo o país, sem diagnóstico.
 
Os profissionais coletam uma gota de sangue do paciente que em contato com o reagente identifica, em poucos minutos, a presença do vírus no organismo. Já durante a execução do Projeto Viva Melhor Sabendo Jovem, os jovens e adolescentes realizarão o diagnóstico da infecção pelo HIV por meio da análise da saliva.
 
Javier Angonda, consultor do Unicef (dir) com Franklin Silva: programa nacional executado em Lauro de Freitas
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web