Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Educação para a vida

Eduardo Fajardo, Flavia de Oliveira, Manuela Carvalho e João Paulo Vieira, são voluntários da Nova Acrópole Lauro de Freitas. - Em 03/10/2019

Outubro é o mês em que se comemora o Dia das Crianças! Em outros lugares do mundo esse dia é comemorado em outras datas. O dia 12 de outubro foi instituído em nosso país, em 1924, pelo decreto nº 4867, assinado pelo então presidente Arthur da Silva Bernardes. Entretanto esta data foi aceita na prática devido a promoção de uma famosa fábrica de brinquedos. A celebração só se consolidou com a influência do mercado de venda de presentes. Saber um pouco da história nos ajuda a entender o presente e a refletir sobre o futuro.
 
Neste mês de outubro propomos uma reflexão sobre a educação. A mensagem da frase que intitula o artigo transmite os fundamentos do pensamento dos gregos e de diversos outros povos sobre a educação por meio de uma via de ensinamentos conectados e com uma finalidade comum, que vai desde a primeira infância até a idade adulta.
 
Na civilização grega a educação era dividida em ciclos de sete anos, constituindo quatro “Idades”: Idade dos Contos (até os sete anos); Idade dos Jogos (dos sete aos 14); Idade das Aventuras (14 aos 21) e finalizada pela Idade dos Estudos Superiores (até os 28 anos). Em todas as fases o objetivo era o mesmo: formar o ser humano e conduzi-lo ao encontro de sua vocação.
 
A raiz etimológica da palavra educação vem do latim, educere, é eduzir, o “colocar pra fora”, o despertar das melhores qualidades internas do indivíduo. No estudo comparado de diversos povos antigos, encontram-se evidências de que o processo educacional possuía o sentido de formação do caráter como atividade permanente. Educar era um dever de todo cidadão consciente, que por meio da vivência dos valores tornava-se uma referência na sociedade e um transmissor desses valores através de exemplos em sua própria vida. O ser humano se realiza como tal através da cultura, cultivo dos valores humanos e por meio desta cultura desenvolve sua vocação.
 
A vocação vem do latim vocatio ou “chamado da alma”. Um ser humano quando é formado por uma educação baseada nos valores humanos encontra sua vocação e exerce o seu papel na sociedade de forma feliz e útil. Nos dias de hoje se faz cada vez mais necessário uma reflexão sobre a função da educação, para que possamos formar verdadeiros cidadãos, que se responsabilizam na sociedade e trabalham para construí-la com valor e retidão, e principalmente se alegram em participar de tudo isso. Dessa forma já não será preciso punir os adultos, como dizia o sábio Pitágoras.
 
A Organização Nova Acrópole de Lauro de Freitas promove palestra com o tema: “Vocação: O Destino nos Convoca”, no dia 12 deste mês. A entrada é franca! Visite a homepage www.nova-acropole.org.r/laurodefreitas e acompanhe a programação cultural gratuita.
Publicidade
Você Viu? Ago/2020
Veja todas as notícias de Ago/2020
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web