Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Papai Noel dos Correios completa 30 anos. Até o dia 6 você pode adotar uma cartinha.

Thiara Reges - Em 01/12/2019

Ativando ainda mais a corrente de solidariedade presente durante o Natal, a campanha Papai Noel dos Correios completa 30 anos em 2019, levando alegria e esperança para milhares de crianças em todo o país. Lançada no dia 4 de novembro, as cartinhas ficam disponíveis para adoção até o dia 6. Em Lauro de Freitas, as cartinhas estão na agência do Centro, localizada na Av. Brigadeiro Mário Epingaus.
 
O Papai Noel dos Correios nasceu da iniciativa dos funcionários da empresa, emocionados ao ler cartinhas com pedidos feitos com letrinhas recémaprendidas ou desenhos. E ainda hoje é difícil não se contagiar com pedidos que vão desde brinquedos, à material escolar, viagens, e até latas de leite ou um emprego para o pai.
 
 

Thaiane de Almeida, 29 anos, atendente comercial da agência de Lauro de Freitas, e uma das responsáveis por catalogar as cartas e prestar todas as orientações para a adoção, destaca que das mais de 600 cartas que já chegaram na agência em 2019 (até 21/11, data da entrevista), os grandes campeões de pedidos são o slime e o beyblade, brinquedos da moda facilmente encontrados em qualquer loja, com valores a partir de R$ 20,00.
 
“Cada padrinho ou madrinha pode escolher a cartinha que estiver dentro de suas condições”, destaca Thaiane. Além disso, não tem limite de cartas, cada pessoa pode adotar quantas quiser.
 
Telma Barbosa, 44 anos, moradora de Lauro de Freitas está adotando uma carta pela primeira vez. Ela conta que, por falta de informações, tinha receio de participar, não conhecia a mecânica da campanha. “Venho ‘paquerando’ essa cartinha há anos, mas tinha medo de ser algo que não pudesse pagar, não sabia que na verdade sou eu que escolho a cartinha, dentro das minhas condições. Esse ano é a minha primeira adoção, e agora que sei como funciona, tenha certeza que todo ano estarei aqui. Também quero que minha filha, de 10 anos, comece a participar. Quero ensinar a ela que ajudar ao próximo é algo muito natural, e que nos faz muito bem. Acho que vai ficar empolgada com a possibilidade dela ser o Papai Noel de outra criança”, afirma.
 
Dentre as orientações, cabe ao padrinho(a) da carta entregar o presente até o 10 de dezembro, embrulhado em papel de presente ou papel pardo (sendo algo frágil, os Correios recomendam que usem plástico bolha). O cabeçalho da cartinha, onde está registrado o número de protocolo, deve vir colado no presente. E antes que alguém se empolgue e queira ir na casa da criança fazer a entrega, existe uma recomendação do Ministério Público para que o endereço das crianças não seja divulgado, como medida de proteção.
 
Diariamente são entregues dezenas de cartinhas na agência, que chegam de diferentes maneiras, mas a principal delas é através das escolas. “Nos últimos anos estamos optando pela parceria com as escolas por trazer maior assertividade quanto ao endereço de entrega. Algumas vezes, mesmo com a ajuda dos pais, o endereço vem errado, e infelizmente não conseguimos entregar o presente para a criança”, conta Thaiane. Ao final do período da campanha, os presentes que os Duendes do Papai Noel (carteiros) não conseguem entregar, por conta da inconsistência no endereço, são levados para a unidade central em Salvador, onde é organizada a doação para uma instituição.
 
Thaíse Pimentel e Inês de Araújo compõem a equipe do Papai Noel dos Correios, da agência de Lauro, junto de Thaiane, e se depender delas, nenhuma crianças ficará sem presente. O envolvimento é tanto, que só Thaiane já levou cerca de 50 cartinhas para casa. “Não perguntei nada antes, simplesmente peguei as cartas, fui na casa de parentes e amigos e entreguei; e no final todo mundo abraça o projeto”, confessou, orgulhosa da ação.
 
Cartinhas podem ser adotadas até o dia 6. Em Lauro de Freitas, estão na agência centro, localizada na Av. Brigadeiro Mário Epingaus, com funcionamento de segunda à sexta, de 9h às 17h. É possível fazer a adoção também em Salvador, nas agências Alphaville I, Amaralina, Brotas, Caminho das Árvores, CAB, Comércio, Parque Bela Vista e Rio Vermelho; e Camaçari, na agência centro, na rua Francisco Drumond.
 
Publicidade
Você Viu? Ago/2020
Veja todas as notícias de Ago/2020
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web