Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Os encantos do Natal na decoração da casa

Thiara Reges - Em 01/12/2019

Não é difícil descobrir qual é o apartamento de Maria de Fátima Varela, 65 anos. Declaradamente uma apaixonada pelo Natal, ele dedica tempo e muito cuidado para a decoração de sua casa. Para muito além de montar a tradicional árvore de Natal, a decoração está nas estantes, na varanda, na toalha da mesa de jantar, e até nos quartos e banheiros.
 
São pequenos bibelôs em forma de anjos, presépios, lindas casas miniatura, uma vistosa árvore de  Natal e os mais divertidos papais noéis. O bom velhinho é encontrado escalando móveis, deitado em bolas de neve, admirando a paisagem, voando em sinos dos ventos e até, indiscretamente, usando o banheiro. “Fui ao longo dos anos guardando as peças cuidadosamente, e hoje não preciso comprar mais nada; e nem posso, pois não tenho mais onde colocar nada”, frisa.
 
Existem peças bem antigas, de quando morava em sua antiga casa, há mais de 10 anos atrás, grande parte comprada em Salvador (na antiga loja Mesbla), na rua Chile, em lojas de importados da avenida Sete, e outras presenteadas pela família e amigos. “Tenho peças trazidas do Canadá, onde passei alguns natais com a família. Lá é exatamente como vemos nos filmes: muita neve, árvores de verdade, e muitas luzes na fachada das casas. Mas não tem a emoção e o calor humano que temos no Brasil”, destaca.
 
São cerca de 4 dias para arrumar todo o apartamento, mas a satisfação é muito maior que o cansaço. Membro ativa da Irmandade (destaque da edição 235, agosto de 2018), a confraternização de Natal das “meninas”, é claro, acontece em seu apartamento. Fátima nos mostrou sua casa na presença de algumas amigas da Irmandade, e a alegria característica do grupo logo apareceu. Brincam que Fátima é tão apaixonada por seus bibelôs que elas tem medo de serem revistadas antes de saírem.
 
Fátima só arruma a casa na primeira semana de dezembro, mas para receber a visita da Vilas Magazine ela arrumou antes, e confessou que até gostou da ideia. “Estou achando ótimo, pois assim minha casa ficará linda por mais tempo. Sofro todos os anos, sei que temos que desmontar depois da festa de Reis, no início de Janeiro, mas sempre deixo pelo menos mais uma semana”. Guardar tudo depois não é fácil. Cada peça é cuidadosamente embrulhada no plástico bola e acomodada em caixas. São mais de 10 caixas que passam o ano seguras, nos maleiros dos guarda-roupas, esperando o próximo Natal.
 
“Natal é família, é alegria e também saudades. Isso vem se perdendo, as famílias mais tradicionais que ainda mantém essa tradição tanto de fazer a decoração como de se reunir em ceias. No nosso caso, da Irmandade, fazemos uma confraternização, que é uma felicidade para todas nós, e é isso que fica, os momentos alegres, esse é o espírito de Natal”, concluiu.
 
 
DIY: Guirlanda de canela e rosas vermelhas
Existe uma lenda de Natal, que conta que uma pequena pastora que guardava seu rebanho viu passar os três reis Magos, seguidos por pastores, todos levando presentes para o menino Jesus. Como todos sabem, os reis Magos levavam ouro, incenso e mirra, e os pastores, mel e frutas.
 
Era um período de forte inverno e estava tudo coberto pela neve. A pequena pastora ficou triste por não ter nada para oferecer. Foi então que um anjo apareceu, e passando a mão sobre a neve, fez surgir uma rosa, de pétalas completamente brancas. Animada, a menina levou correndo a flor para o recém-nascido menino Jesus.
 
Assim que as mãos de Jesus tocaram nas pétalas, elas ficaram vermelhas, da cor do amor – o verdadeiro presente que a pastora estava levando.
 
A lenda da Rosa de Natal foi a inspiração para sugerir uma guirlanda que você pode fazer. Além de decorar, ela vai encher sua casa de perfume.
 
MATERIAIS: Pedaço de papelão; canela em pau; rosas vermelhas artificiais; pedaço de barbante; tesoura; estilete; alicate; pistola de cola quente.
 
COMO FAZER: Para fazer a base da guirlanda usei um pedaço de papelão (aproveitei a caixa que trouxe do mercado). O tamanho, fica a seu critério. A minha tem 24cm de diâmetro, com largura de 2,5cm, que é onde iremos colar a canela.
 
O primeiro passo é colar o cordão que vai segurar a guirlanda. Depois, é cola quente, um pouco de paciência para colar os pedacinhos de canela. Para esse tamanho de guirlanda usei 200g. Se sobrar você já aproveita e faz uma chá.
 
Agora é encaixar as flores. Com o alicate (do maridão mesmo, caso você não tenha kit de artesanato como eu), corte a maior parte do caule, deixando uma pequena ponta que será dobrada para encaixar na próxima canela.
Pronto! Uma guirlanda linda, aromática, a canela representa prosperidade e fartura, e gastando muito pouco: a minha saiu por menos de R$ 15.

 

Publicidade
Você Viu? Ago/2020
Veja todas as notícias de Ago/2020
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web