Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

CNH Digital

Moyses Mustar - Em 29/05/2020

Exceto os trabalhadores de atividades essenciais, estamos todos em casa, colaborando com as autoridades públicas no enfrentamento da pandemia do novo coronavirus. A população está orientada a somente sair em caso de necessidade.
 
E quando precisamos sair, temos que levar nossos documentos, cartão de crédito e dinheiro, e se formos usar o veículo, também a carteira de habilitação, a CNH.
 
Agora imaginemos, se perdermos os documentos ou sermos vítimas de um roubo. Olha a dor de cabeça para tirar a segunda via, ainda mais no momento atual.
 
Estas observações são para incentivar você leitor, a aderir à Carteira Digital de Transito ou CNH Digital, como forma de ter no seu celular o documento e evitar assim a perda na versão em papel.
 
A CNH Digital está regulamentada pela Portaria Denatran nº 1.657, de 27 de dezembro de 2018 e até março deste ano, cerca de 5,6 milhões de condutores já haviam aderido à nova modalidade no País. Consideramos uma adesão ainda baixa, levando em conta os mais de 60 milhões de habilitados no Brasil, mas que tende a aumentar pela difusão dos smartphones, pela comodidade e segurança que este modelo de documento proporciona.
 
Quem possui a CNH em meio físico, com o QR Code inserido no documento, basta baixar o aplicativo disponível no Google Play e na App Store, para os usuários dos sistemas Android e IOS, respectivamente, e seguir o passo a passo que orienta o usuário a baixar a CNH Digital. Quem ainda não possui a CNH com o QR Code, precisa requerer uma nova via, com o código, mesmo estando ainda válidas, se assim desejarem aderir a CNH Digital.
 
A CNH Digital tem o mesmo valor jurídico do documento físico e os agentes públicos responsáveis pela fiscalização de trânsito tem a obrigação de aceitar sua apresentação, quando solicitada. O portador deve estar sempre atento ao nível da bateria do celular, para o caso de lhe ser solicitada a apresentação do documento.
 
Temos a impressão que num breve espaço de tempo a CNH Digital deverá substituir definitivamente a de papel, como já acontece com o Certificado de Registro de Licenciamento de Veiculo (CRLV). É a tecnologia chegando para ficar.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web