Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Prefeitos da RMS estudam reabertura do comércio de forma conjunta

Redação Vilas Magazine - Em 16/07/2020

Representantes dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) reforçaram, nesta quinta-feira, 16, a intenção de reabertura do comércio, de forma orquestrada, em suas localidades. A live, transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Lauro de Freitas, foi realizada no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), onde os representantes de 10 cidades da RMS se encontraram para a terceira reunião de alinhamento sobre o assunto.

O principal critério para a reabertura do comércio dos “não essenciais”, é um índice de ocupação menor que 75% dos leitos de UTI’s no Estado da Bahia, e a diminuição das taxas de contaminação e de óbitos. Segundo dados apresentados por Ramon da Costa Saavedra, da Coordenação de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Governo do Estado, presente na reunião, a execução do toque de recolher nos últimos 15 dias, em 62 municípios, resultou em uma queda de 9% no índice de ocupação dos leitos de UTI’s, estando hoje em 80% (dados coletados às 18:30 na Central Integrada de Comando e Controle da Saúde).

No que diz respeito a reabertura do comércio, os protocolos ainda não estão definidos. O que se sabe é que cada município fará o seu protocolo, respeitando as particularidades de cada cidade, mas a reabertura acontecerá de forma conjunta, no mesmo dia. Ainda não foram definidos os critérios e condicionantes, a exemplo de quantidade e forma de testagem, mas os gestores estão de acordo que, ocorrendo novos picos de casos positivos, com impacto na oferta de UTI’s, será necessário voltar ao estágio atual.

Os gestores aguardam agora confirmação de nova reunião com o Governador Rui Costa, que deve acontecer até de sábado, 18, para deliberação inclusive da prorrogação, ou não, das medidas restritivas impostas pelo Governo do Estado aos municípios.

Participaram da coletiva os prefeitos de Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Dias d’Ávila, e representantes de outras 4 cidades.

Confira reportagem completa na edição impressa do mês de agosto da Vilas Magazine.

Publicidade
Você Viu? Ago/2020
Veja todas as notícias de Ago/2020
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web