Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Prefeitos da RMS confirmam reabertura do comércio no dia 27 de julho

Redação Vilas Magazine - Em 24/07/2020

Os representantes dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) confirmaram para a próxima segunda-feira, 27 de julho, a primeira etapa da reabertura do comércio, de forma conjunta, dos não essenciais, bem como dos templos religiosos. A informação foi divulgada após a 4ª reunião de alinhamento dos gestores, realizada nesta quinta-feira, 23, na cidade de São Francisco do Conde.

A realização dessa primeira etapa de normalização dos serviços está condicionada ao índice de ocupação do leitos de UTI’s exclusivos para Covid-19 no estado, que não pode ser superior a 75%. O estado alcançou essa meta no início da semana e se manteve constante. O índice de ocupação até o  momento (dados coletados às 13h, do dia 24/07, na Central Integrada de Comando e Controle da Saúde) é de 74%.

Durante a reunião ficou definido também que os municípios com até 40 mil habitantes poderiam reabrir o comércio já a partir desta sexta-feira, 24, que é o caso de São Francisco do Conde, Madre de Deus e Pojuca. Nesta primeira etapa podem reabrir, além dos templos religiosos, os shoppings center, centros comerciais e lojas de varejo de rua.

Dentre as medidas previstas no protocolo para a reabertura, com objetivo de coibir o contágio, estão, entre outras, a ampliação da oferta de transporte público, disponibilização de álcool em gel nas entradas e saídas, no interior dos estabelecimentos deverá ser resguardada a proporção de um cliente para cada 9m², e o horário de funcionamento, de 8h às 10h, exclusivo para idosos, deficientes e pessoas que tenham comorbidades, e a partir das 10h até às 17h, aberto para todos os públicos.

No caso específico de shoppings e centros comerciais, o atendimento deverá ser limitado a 40% da capacidade total destes estabelecimentos; praças de alimentação deverão permanecer fechadas, funcionando apenas como delivery e take away; salas de cinema e outros equipamentos de entretenimento ainda não podem funcionar.

A segunda etapa de reabertura entrará em vigor quando o índice de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19, estiver abaixo de 70%, onde poderão reabrir academias, salão de beleza, centro culturais, bares e restaurantes, calçadão e praias. Já na terceira etapa, quando a taxa de ocupação estiver abaixo de 60%, podem funcionar os teatros e cinemas, casas de espetáculos e demais casas de eventos.

Quanto ao retorno das atividades escolares, ainda não tem data e nem protocolo definidos.

Nas reuniões dos gestores ficou definido também que no caso de novos picos de contágio, mesmo que em apenas uma cidade da RMS, com impacto na oferta de UTI’s, todos os gestores estão de acordo que será necessário voltar ao estágio atual.

Clique aqui e acesse a íntegra do protocolo de reabertura do comércio de Lauro de Freitas.

Toque de recolher

O crescimento do número de casos positivos para Covid-19, entre os meses de junho e julho, na Região Metropolitana, despertou a preocupação do Governo do Estado. Pela proximidade destas cidades com a capital, Salvador, este crescimento poderia gerar o colapso do sistema de saúde.

Como medida preventiva, foi decretada no dia 4 de julho a restrição de circulação noturna (toque de recolher), das 18h às 5h, que após prorrogações, está válida até o próximo dia 26 de julho.

Ainda não acabou
Mas é importante ter em mente que a ampliação da oferta de UTI’s exclusivos e a crescente no número de pessoas curadas não implica que alcançamos o platô, que é um indicativo para a redução no número de novos casos, e tão pouco estamos livres do vírus.

Segundo o último boletim divulgado pelo Governo do Estado (23 de julho), a taxa de crescimento de novos casos na Bahia está em 3,8%. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, que mensura diariamente os avanços da Covid-19 junto às secretarias de saúde de cada estado, a Bahia apresenta uma estabilidade quanto ao número de mortes, ou seja, nem caiu e nem subiu significativamente nos últimos dias.

Em Lauro de Freitas a taxa de crescimento ficou em 2,93%, e o coeficiente de incidência por 100.000 habitantes, está em 1.994,56, o maior entre as cidades da RMS, inclusive Salvador.

Veja mais: Íntegra dos Decretos Municipais, com todas as informações sobre a 1ª fase de reabertura do comércio e atividades religiosas

Publicidade
Você Viu? Ago/2020
Veja todas as notícias de Ago/2020
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web