Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

‘O QUE ACONTECE SE EU NÃO VOTAR’: há poucos dias da votação, o termo aparece como o mais buscado no Google

Redação Vilas Magazine - Em 01/11/2020

O site de buscas Google divulgou, em 21 de outubro, os termos mais pesquisados na plataforma quando o assunto é Eleições 2020. Entre as perguntas mais frequentes estão ‘o que acontece se não votar, ‘o que pode e não pode nas eleições 2020’ e ‘como justi fi car o voto’. As informações estão disponíveis através do Google Trends (Central de Insights), e apresenta os dados relati vos a últi ma semana de busca. A página também conta com tendências de busca em tempo real e as principais dúvidas sobre candidatos.

Na Bahia, quando o tema é ‘Votação’, os termos mais buscados são ‘onde votar’, seguido por ‘em quem votar’ e ‘por que votar’. Já quanto aos temas políti cos, o tópico saúde é o mais buscado, seguido por educação, bolsa família, impostos e desemprego.

Esses dados podem representar um indicati vo de que as pessoas estão com receio de comparecer no dia da votação, em virtude dos riscos de contágio do novo coronavírus, e resultar um novo recorde de abstenções no Brasil, que atualmente é de 20,3%, em 2018.

Em Lauro de Freitas, 72% da população, esti mada pelo IBGE em 201.635 mil pessoas, é considerada apta para votar, um crescimento quanti tati vo de 22% em relação às eleições de 2016. Deste total, apenas 6,5% não são obrigados a votar (menores de 18 e maiores de 70 anos). Na cidade, o índice de abstenção ficou em 16,28% e 18,38% nos anos de 2012 e 2016, respectivamente.

Desburocratizando
Quem não puder, ou optar em não comparecer no dia 15 de novembro, para a votação, terá uma opção de justificar o voto sem precisar de casa. O TSE liberou, em 16 de outubro, uma atualização para o aplicativo e-Título, que permite realizar a justificativa, pelo celular ou tablet, evitando assim pendências com a justiça eleitoral.

A justificativa pode ser feita até 60 dias após cada turno de votação, e pelo app e-Título o formulário já poderá ser preenchido durante o horário de votação. De acordo com a legislação eleitoral no Brasil, não votar ou justificar pode implicar na perda do título eleitoral, o que gera impedimentos como, emissão de documentos a exemplo do passaporte, e inscrições em concursos e concorrências públicas.

O App, disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOs, também pode ser útil para quem for votar. Caso já tenha realizado a biometria, o aplicativo reúne informações e a foto do eleitor, podendo ser apresentado como documento no dia de votação. Além disso, permite ainda gerar certidões de quitação eleitoral e de nada consta de crimes eleitorais, e autenticação de documentos da justiça eleitoral.

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web