Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Câmara de Vereadores renova seus personagens

Redação Vilas Magazine - Em 01/12/2020

Já estão definidos os 21 nomes que atuarão no legislativo em Lauro de Freitas a partir de janeiro de 2021. Dos 17 vereadores que ocupam a Casa atualmente, 16 tentaram a reeleição, e destes, apenas nove obtiverem o apoio dos eleitores, uma renovação de, em média, 47%. A Câmara de Vereadores será composta por 18 homens e três mulheres, a maioria com faixa etária entre 30 e 40 anos. Quanto ao grau de escolaridade, nove possuem nível superior completo e dois declararam nível superior incompleto. Os outros 10 possuem ensino médio, sendo que um deles declara incompleto.
 
A maioria dos eleitos é composta de nomes bem conhecidos da comunidade, a exemplo de Alexandre Marques (Patriota), Decinho (Republicanos) e Naide Brito (PT), que caminham para o terceiro mandato. O mais antigo edil é o vereador Edilson Ferreira (Republicanos) é quem está há mais tempo na Câmara de Vereadores, eleito pela primeira vez em 2008, seguindo, portanto, para o 4º mandato consecutivo.
 
De nomes novos estão Tenóbio (DEM), eleito por quociente partidário, Nego Pegadeira (PT) e Juca (PSDB), eleitos por média. Os três concorreram pela primeira vez ao cargo.
 
Entre os candidatos quem obteve o maior número de votos foi uma mulher: Débora Regis (PL), que concorreu a reeleição e conquistou 2.803 votos. Mas apesar do bom resultado a bancada feminina será menor na próxima gestão, diminuindo de quatro, que representa 23,53%, para apenas três. Como o número de vereadores aumentou de 17 para 21, a representação feminina cai para 14,28%.
 
Entre os partidos, os mais representados são o PL, com quatro eleitos, seguido por PT e Democratas, ambos com três eleitos, e PP e Republicanos, cada um com dois eleitos. Patriota, Cidadania, PSD, Avante, PC do B, PSC e PSDB elegeram um candidato cada. Ao todo 16 eleitos integram a base da prefeita Moema Gramacho: ela inicia a gestão com o apoio de 76,19% da nova Câmara de Vereadores.
 
É papel do vereador, elaborar e votar leis para o município, além de votar os projetos de lei enviados pela prefeitura e fiscalizar o trabalho da mesma. Atualmente o salário base dos vereadores em Lauro de Freitas é de R$ 13.509,55.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web