Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

5ª edição do Dia das Boas Ações acontece motivado pelo aumento de 21% no número de jovens voluntários

Redação Vilas Magazine - Em 04/12/2020

Levantamento realizado pela plataforma Atados, apontou que durante a pandemia do novo coronavírus o número de jovens interessados em participar de ações voluntárias aumentou 21%, um dado positivo que, sobretudo neste final de ano, reforça o sentimento de esperança social. E é com base neste sentimento, que a instituição realiza, no dia 5 de dezembro, o Dia das Boas Ações, um evento online, aberto e gratuito, repleto de atividades culturais e artísticas.


Esta será a 5ª edição do Dia das Boas Ações, maior movimento de voluntariado do mundo, promovido para mobilizar e despertar pessoas, organizações e empresas para a atuação social, que acontece em mais de 100 países.

Fazem parte da programação atrações artísticas e musicais como o Sarau das Pretas e Samba de Dandara (foto de capa), além de uma uma oficina de LiteraRap (escrita através do rap, literatura e poesia), pelo coletivo Dente de Leoa. O Dia das Boas Ações conta ainda com a participação de convidados especiais para rodas de conversa sobre educação e diversidade, e durante todo o evento, serão divulgadas vagas de voluntariado e histórias inspiradoras das organizações e projetos sociais da rede do Atados.

Durante a semana seguinte ao evento online, acontecerão ainda atividades de voluntariado, incluindo ações online como trocas de experiências e oficinas, e ações presenciais (seguindo os devidos cuidados de saúde) como mutirão de limpeza e plantio.

O Dia das Boas Ações é uma iniciativa organizada no Brasil pelo Atados, em parceria com a Muda Cultural. O evento tem o intuito de fortalecer e aumentar o movimento e a cultura do voluntariado no país.

Perfil do voluntário
De acordo com o levantamento realizado pela Atados, em 2019 os voluntários eram em grande maioria mulheres, 73%, contra apenas 27% de homens, cadastrados na plataforma. Em 2020, esse número mudou: mais homens se inscreveram para práticas voluntárias, e agora totalizam 45%. A mudança também foi vista com relação à faixa etária. Em 2020, 35% dos inscritos têm entre 18-24 anos, já em 2019, os jovens representavam apenas 14%.

O distanciamento social fez com que a procura por voluntariado a distância (online) desse um salto: aumento de 252% se comparado ao mesmo período de 2019. “As pessoas passaram a ter mais tempo em suas mãos para dedicar ao próximo, e acreditamos que esse foi o principal motivo para o crescimento que percebemos na plataforma”, disse Beatriz Basile de Carvalho, coordenadora de redes do Atados. “A quarentena revelou de forma exacerbada diversos problemas que sempre existiram, muitas vezes invisíveis para muitos. Com certeza esse período fez com que as pessoas se sentissem mais solidárias e estivessem mais dispostas a doar tempo e recursos”, concluiu Beatriz.


Dia das Boas Ações 2020
Quando: 5 de dezembro de 2020 às 15h
Onde: Transmissão ao vivo no Dia das Boas Ações (Facebook), Atados (Youtube e Facebook) e Catraca Livre (Youtube e Facebook)
Mais informações: https://www.atados.com.br/dba

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web