Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

ROSA MELO, Amiga do Rotary

Alzenir Ferreira, integrante do NSR – Núcleo de Senhoras do Rotary Club Lauro de Freitas - Em 02/03/2021

Tempos idos, mas lembrados na tristeza da ausência. Rosa Pereira de Melo, a nossa querida Rosa, partiu para outros planos. Sua forte e carismática personalidade, fez dela a Agente Comunitária, de que o seu bairro, Quingoma, precisava.

A companheira rotária, Maria da Penha, visualizando as necessidades de atuação do Rotary Club Lauro de Freitas, em bairros populares, juntamente com companheiros abnegados, movimentou a criação da pequena Escola Rotary de Quingoma. E nesse momento fez da querida Rosa, o baluarte dessa tão esperada manifestação. A interferência dela permitiu a compra do terreno, das mãos de d. Elza.

Duas personalidades abnegadas e altruístas foram escolhidas, para administrar a futura escola: Rosa Pereira de Melo e Erinalva Ventim. Na administração daquele espaço elas dedicaram o melhor de si, e com paciência, carinho e cuidados, fizeram daquela escola um oásis de paz e acolhimento para crianças carentes da região. Rosa, não era licenciada, mas tinha no sangue o timbre das grandes mestras, era guiada pelo coração e pela intuição. Não tinha doutorado em psicologia, mais era sábia em acolher e resolver os problemas.

Nos meus anos de trabalho com elas pude registrar o carinho e a responsabilidade dessa gerência. Contudo, na maré do desenvolvimento, quando a escola, por decreto federal, foi repassada ao município, dando a este o poder de gerência, ela foi colocada à margem. Seus olhos tristes registraram a nova restruturação, que a impedia de continuar. Num desabafo me disse: “a escola que vi construir, e que agora não posso entrar, me lembra a música”.

Ela se foi, mas seu trabalho tem registro, nas inúmeras crianças que hoje atuam profissionalmente em Lauro de Freitas, e também nos corações dos rotarianos. Adeus Rosa.

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web