Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Visitantes noturnos

Evandro Cordeiro de Lima. Condomínio Hortovillas. - Em 01/05/2021

Moro em Vilas há mais de 30 anos. E minha memória guarda lembranças de ter visto esse pacato mamífero (com os seres humanos, por certo), cerca de 25 ou 20 anos atrás, cá em Vilas do Atlântico, algumas poucas vezes, quando eu retornava mais tarde do trabalho em Salvador, em horário noturno. Naquela época, avistei uma raposa nas imediações da rótula em frente ao Shopping Villas Boulevard, e também na Av. Pajussara. Certamente por conta da área de proteção ambiental (APA) ali existente, vizinhança do Colégio Apoio.

Essa área hoje está significativamente invadida, por moradores e empresas – supostamente civilizados – que ocuparam trechos limítrofes da citada APA, transformando-a em extensão de seus quintais, em quadras particulares, até em área de estacionamento.

Minha agradável surpresa, neste mês de abril, foi assistir um vídeo gravado pelos funcionários que trabalham na portaria do condomínio onde resido, na Av. Pajussara, da presença deste simpático animal, em dias recentes do mês (um animal jovem, assim parece). Com a pandemia, e por conta da grande redução do movimento de pessoas e também do tráfego de veículos no horário noturno; ausência de ruídos e sons oriundos de bares e restaurantes da região; menor número de pedestres; aplicação do ‘toque de recolher’, etc., eles voltaram. A natureza agradece!

Ao divulgar esta informação, certamente incentivaremos mais conscientização dos poderes públicos e também favorecemos a educação e estímulo aos moradores do bairro quanto à indispensável é bem-vinda preservação (agora e cada vez mais) de áreas verdes, de reservas naturais, parques, áreas de proteção ambiental e equivalentes, ainda existentes.

Sugestão/Elogio: Estimulem e promovam, continuamente, reportagens e notícias educativas sobre os animais silvestres que ainda existem cá em Vilas do Atlântico. São sariguês (que são marsupiais, e não roedores, como muitos pensam!) , gaviões e seus ninhos, iguanas (também inofensivas), corujas (que vão e voltam, há anos, para a mesma casa, para procriar), aves migratórias, e tantos outros animais. Em recente edição da revista Vilas Magazine foi noticiado o aparecimento de uma capivara e um tamanduá. Muito, muito bom!

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web