Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Prefeitura de Camaçari esclarece

- Em 01/08/2021

Com a finalidade de averiguar denúncia sobre a construção de ‘muro de concreto’ nas imediações de um condomínio na praia de Busca Vida, distrito de Vila de Abrantes, na Costa de Camaçari e atendendo pedidos da comunidade, cobrando um posicionamento oficial da Prefeitura de Camaçari, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) inspecionou a área em 16 de julho.

A equipe técnica constatou a existência de um dissipador de energia para conter o processo erosivo da costa, nas imediações do condomínio Porto Busca Vida Resort Residence, que realizou a intervenção previamente autorizada. A contenção se constitui de pranchas de PVC, considerados elementos materiais com menor impacto ambiental possível, que não liberam qualquer tipo de elemento químico e substâncias que possam causar contaminação ou prejuízos ambientais, sem contar que são peças móveis, de caráter provisório e emergencial, que visam dispersar a energia das ondas por conta do avanço do nível do mar.

Conforme explica o coordenador de Licenciamento Ambiental da Sedur, João Leal, “quando a onda do mar vem, o suposto ‘muro’ bloqueia, dissipando a energia da onda, evitando que tenha assoreamento do continente. Estudos realizados indicam que o mar já avançou no litoral em mais de 20 metros, sendo necessário que se instale esse tipo de equipamento”. Desta forma, a Sedur confirma que ficou constatado que o equipamento que existe no local, é um instrumento moderno para barrar a erosão, chamado dissipador de energia das ondas, estando previamente autorizado.
 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web