Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Luta das Pessoas com Deficiência: Movimento organiza fóruns para debater políticas públicas em Lauro de Freitas

Redação Vilas Magazine - Em 17/09/2021

Com parte das comemorações do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, o Movimento Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência de Lauro de Freitas realiza diversas atividades ao longo do mês, dentre elas a implementação de quatro fóruns visando a discussão sobre políticas públicas nas áreas de esporte inclusivo, empregabilidade para as pessoas com deficiência, arte e cultura como inclusão social das pessoas com deficiência e apresentação da proposta de política pública para educação inclusiva no município de Lauro de Freitas. O Movimento realiza também a 6ª edição do projeto ‘Cadê Você PCD?’, em parceria com a Unime, no dia 18 de setembro, dia D de Responsabilidade Social.

“As políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência, em especial as políticas da empregabilidade, educação, esporte inclusivo, artes inclusivas e assistência social, são fundamentais para o desenvolvimento da autonomia dessa parcela da população. Essas políticas buscam a inclusão e a plena participação delas na vida em sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Esse é um preceito básico da Lei Brasileira de Inclusão (LBI)”, declara Josy Luz, presidenta do Movimento Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência de Lauro de Freitas.

O Movimento Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência de Lauro de Freitas conta com a parceria da Unime, Senai, Prefeitura de Lauro de Freitas, e diversas instituições de cuidado e proteção.

Sobre Amigos da Inclusão
O Movimento de Luta da Pessoa com Deficiência de Lauro de Freitas foi criado em dezembro de 2014, com a função de garantir o pleno exercício da cidadania em benefício das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (idosas). O projeto desenvolve ações com foco na diversidade, na inclusão e acessibilidade, ajudando, desta forma, a construir uma sociedade mais justa e  humana.

Cerca de 43 mil pessoas com algum tipo de deficiência e 16 mil idosos vivem hoje no município de Lauro de Freitas, frente uma população estimada de 168 mil habitantes, segundo dados do IBGE  2010.  O número expressivo demonstra que não se trata de um pequeno grupo isolado, mas de um grande contingente populacional que necessita ter acesso às políticas públicas e exercer plenamente seus direitos civis, políticos, sociais, culturais e econômicos.

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web